segunda-feira, 21 de abril de 2008

Eng. Inácio Pereira Viegas

Muitos são os e-mails que nos vão enviando, um pouco de todo o lado, com maior relevo entre a comunidade emigrante de alma Touriguense. Pois bem, este não é diferente e acaba-nos de chegar directamente da América. Pelo conteúdo, que nos pareceu ser demasiado importante para ficar apenas pelas nossas caixas de e-mail, pensamos que o Sr. José Florindo e a sua esposa não levarão a mal que o publiquemos aqui:

«Caros amigos do TourigOnline:
Com os nossos (meus e de minha esposa) mais amistosos cumprimentos, temos o prazer de vos enviar esta fotografia de um antepassado dela. É uma de entre as muitas que lá há em casa, antigas, e que ela conseguiu tratar de forma a podermos envia-la para o TourigOnline. Trata-se, a meu ver, da foto de uma figura de algum modo histórica do Tourigo: nem mais nem menos, a foto de Inácio Pereira Viegas, bisavô da minha esposa e que deu nome a E.N 228 na parte em que esta viria a atravessar a nossa povoação. Foi ele que conseguiu, movendo influências e pelo poder que decerto teria, que a Estrada Nacional fosse construída passando pelo Tourigo e não por outro lado. A ele se atribui também a frase que num momento de emoção por essa vitoria para a nossa terra, terá proclamado:

"MORRO SEM ELA CÁ PASSAR, MAS MORRO A SABER QUE ELA VAI CÁ PASSAR!"
Um abraco.»


Sem dúvida uma relíquia que seguirá brevemente para a nossa galeria de fotos e simultaneamente para a secção de “HISTÓRIA” do TourigOnline.
Terminamos agradecendo a disponibilidade do Sr. José Florindo e da sua esposa, bem como de todos aqueles que nos tem cedido material – textos, fotos, informações, notícias, etc

Sem comentários: