A hora de saída, marcada para as 7h30, foi cumprida à risca, pois pela frente haviam ainda duas horas e meia de caminho. Por volta das 11h o grupo estava já a entrar no Museu Municipal da Fortaleza de Peniche. Para trás ficava uma passagem pelas praias da cidade e pelo cabo carvoeiro com o seu imponente farol de 25 metros de altura, de onde se pode observar a olho nu, no limiar do horizonte, a ilha das Berlengas.
Após um almoço partilhado, a tarde continuou com uma visita à vila medieval de Óbidos, local de enorme valor histórico e cultural. Para além da visita a todo o monumento que as muralhas e o castelo constituem por si só, a Exposição de Memórias da Guerra Peninsular e a ginjinha de Óbidos, servida nos tradicionais copos de chocolate, não passou despercebida aos mais entusiastas. Outro foco de interesse foi o 2º Festival de Folclore do Concelho de Óbidos, que decorreu ao longo de toda a tarde com uma variedade de ranchos considerável. O regresso a casa decorreu em clima de grande de animação.
Um especial obrigado ao Posto Turismo de Peniche pela disponibilidade demonstrada desde o primeiro minuto. E a todos os sócios que de modo participativo tornaram possível este dia, ficando os votos de que um segundo passeio seja pelo menos tão bom como este primeiro.
Sem comentários:
Enviar um comentário