quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Notícias do Jardim de infância de Tourigo - A DESCAMISADA

Aqui por Tourigo, ainda existem tradições muito, muito antigas e muito saudáveis. As Pessoas convivem, ajudam-se entre si e reina a boa disposição!
Nós fomos à “Descamisada” da vizinha Hermínia. Também à quem diga “Desfolhada”. Foi na “eira”, junto ao “espigueiro”. O tempo, estava muito quentinho, por isso procurámos a sombra do “espigueiro”.


Todos estavam ocupados: a Educadora encheu os “Poceiros”, (que são uns caldeirões) e tirava as fotos; a Dª Lurdes, ajudava e dava explicações de como se faz; a pobre da Dª Rita, espirrou o tempo todo porque é alérgica ao pó; a vizinha ainda não tinha chegado, estava a fazer a “merenda”. Vontade de trabalhar não faltava, até que…
…no meio de tanta espiga…aparece uma vermelha…

“Espiguinha vermelhinha
Colhida no meu Jardim
Se eu lhe der um beijo
Você, diz que sim?”

Para quem não sabe, nós explicamos, se calhar uma espiga vermelha, a um Menino, vai pedir um beijo a cada Menina; se calhar a uma Menina, vai pedir um beijo a cada Menino. E vai de roda, a receber beijos…
Quem mais espigas desfolhar, mais hipótese, tem de encontrar uma espiga vermelha, (espertos!...).
Ora vejam o depois de muito trabalho, o resultado…

A nossa vizinha Hermínia, ficou muito agradecida e apresentou uma merenda de fazer crescer água na boca: filhoses, bolachas e sumo. Humm!...

Mais tarde na sala, cada um fez um desenho da “merenda”. Lá estavam: as garrafas do sumo, o prato das bolachas e a caixa das “filhós”, umas com mel e outras com açúcar amarelo, como manda a tradição.

Mais um momento agradável. Toca a correr…, que bom que é termos tanto espaço ao ar livre!

Regressamos ao nosso Jardim de Infância, pelo caminho, falamos, cantamos, vimos coisas…

Já na sala falámos sobre o assunto. Cada um fez um desenho.

Que sortudos são estes Meninos, poderem viver e contactar, com o que de mais natural existe, isso mesmo com a própria NATUREZA. Num meio aonde ainda se vivem as tradições e se cultivam os valores morais e sociais. Aqui, recordamos, aprendemos, convivemos com a comunidade.
Esse é o espírito do nosso Jardim de Infância: APRENDER VIVENDO!
E nós…todos juntos… fizemos este trabalho:

Tourigo, 22 de Outubro de 2007

2 comentários:

Unknown disse...

Mais uma vez obrigado pelas noticias e fotos que nos chegam da nossa querida terra, é sempre com imenso carinho que as vemos.
Também é bom ver os alunos participarem e conhecerem as mais antigas tradições da terra parabéns a todos pela iniciativa.

p.s.(Que sortudos são estes Meninos, poderem viver e contactar, com o que de mais natural existe, isso mesmo com a própria NATUREZA)
pois é blogger isto e agora no meu tempo a história era outra , mas isso são histórias para outro tema, e fico muito contente por ser diferente agora.
Abraços para a escola primária do Tourigo e para todos vós
eusoualf

TourigOnline disse...

E com muito carinho e um grande beijo que os meninos do jardim de infancia do (soito) tourigo agradecem a vossa visita.