domingo, 17 de agosto de 2008

As Voltas do Linho Continuam

Desde Março que temos vindo a assistir à recriação das Voltas do Linho. A última tarefa levou as gentes que fazem questão de participar no evento a ir ao rio buscar, para o colocar ao sol na eira e posteriormente o arrumar em pequenos molhos.
Pois bem, para a noite do passado sábado dia 9 de Agosto estava marcado um serão de recriação, onde os mais antigos puderam dar a conhecer mais algumas das voltas pelas quais o linho terá que passar até se transformar num agradável pano.
De massa na mão, os camponeses começavam por massar o linho contra as pedras mais apropriadas, trazidas do rio. Depois, com as mãos, esmoiçavam-no para acabar de partir a cana de fora que envolve o linho.

Seguidamente o linho era espadanado. Para isso, as senhoras batiam-lhe com uma espadana, em cima de um cortiço. O passo seguinte era conduzir o linho até ao sedeiro. Neste vídeo podemos ver a D. Maria sentada a sedar. Digamos que este processo corresponde à separação do melhor linho, da estopa fraca. O resultado fica à vista em forma de transas, são as chamadas Estrigas de linho. Ao longo do vídeo podemos, também, observar a D. Maria a fazer uma rucada para colocar na roca para posteriormente começar a fiar com o fuso.
Resta-nos dizer que foi uma noite agradável, onde para além da boa disposição, um presunto assado juntamente com uma boa pinga acabou por deixar todos os que por ali passavam num clima de festa e animação.









2 comentários:

Eu Por Cá disse...

Cheguei a este blogue acidentalmente, ao googlar por "Manuel Ventura da Costa" que conheci através do Rotary Club de Tondela e que é uma pessoa com uma "juventude de espírito" de fazer inveja a qualquer "jovem de idade".
Parabéns pelo blogue, entre outras notícias, por divulgar tradições populares um tanto ou quanto esquecidas no tempo!

Anónimo disse...

Desde Março que tenho acompanhado o vosso trabalho da recriação das voltas do linho e quero mais uma vez felicitar o grupo responsável pela divulgação desta tradição popular.Excelente trabalho!