sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Passeio turístico a Óbidos e Peniche

A AFERT - Associação Folclórica e Recreativa do Tourigo, vai realizar no próximo sábado dia 6 de Setembro, o 1º Passeio Turístico para os seus sócios.
As inscrições estão a decorrer na sua sede, e pela quantia de 10€, os associados poderão desfrutar do seguinte programa:


07h30 – Saída do Tourigo com destino a Peniche
11h00 – Visita ao Museu Municipal da Fortaleza de Peniche (entrada gratuita)
13h00 – Almoço Convívio no parque de Óbidos
14h30 – Visita livre à vila de Óbidos
15h - II Festival de Folclore do Concelho de Óbidos
Com a actuação dos oito seguintes ranchos:
• Rancho Folclórico Etnográfico do Centro Cultural Social e Recreativo do Arelho
• Rancho Folclórico O Caxineiro – Vila do Conde
• Rancho Etnográfico Os Pescadores da Costa da Caparica
• Rancho Folclórico “Fazendeiros de Gamelas” – Bombarral
• Rancho Infantil As Caiadeiras das Gaeiras
• Rancho Folclórico “Os Rurais do Furadouro”
• Rancho Folclórico Os Camponeses do Freixo – Mortágua
• Rancho Folclórico “Os Populares do Olho Marinho” – Grupo Infantil
19h00 – Regresso ao Tourigo

Lembramos apenas que as inscrições estão limitadas ao número de lugares disponíveis no autocarro, pelo que os interessados deverão fazer a sua inscrição o quanto antes.





terça-feira, 26 de agosto de 2008

Entrega de donativos ao Centro Social do Tourigo

No passado dia 14 de Agosto, pelas 15h00, decorreu a cerimónia de entrega de donativos ao Centro Social do Tourigo por parte da Associação Cultural da Bairrada no Luxemburgo.
Fundada em 1997 e já com uma soma de 200.000€ de donativos entregues, a associação trabalha principalmente em prol de deficientes. No entanto, e quando não há pedidos oferecem os donativos a outras associações que necessitem de ajuda, como foi o caso.
O Presidente desta associação é Rogério de Oliveira e o tesoureiro, com quem fizemos esta entrevista, é António Marques que explicou que “os donativos nunca são entregues em dinheiro, mas sempre em bens às instituições ou pessoas necessitadas. Estes donativos são angariados pela realização de jantares e festas no Luxemburgo”.




Quem teve a iniciativa para a atribuição de donativos ao Centro Social do Tourigo foi uma filha da terra radicada no Luxemburgo, a senhora Maria Augusta Gomes Marques, filha dos falecidos José da silva Marques e Fernanda de Jesus Gomes e mulher do tesoureiro António Marques. Foi ela que sugeriu ao presidente do Centro Social do Tourigo fazer um pedido a Associação Cultural da Bairrada no Luxemburgo, pedido esse que foi satisfeito.
Na cerimónia de entrega dos donativos estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. Carlos Marta, o presidente da Junta do Tourigo, Amadeu Ventura, o presidente e o tesoureiro da Associação Cultural da Bairrada no Luxemburgo, Rogério de Oliveira e António Marques, o presidente e o vice-presidente da direcção do Centro Social do Tourigo - IPSS, Manuel Ventura e António da Costa Ventura e o padre José Cardoso.




Os donativos entregues foram: um serviço de loiça de 100 peças, um frigorífico vertical, duas arcas congeladoras, uma cadeira de rodas, uma cadeira para banho, dez cadeirões de repouso, uma televisão LCD, uma máquina de lavar roupa e uma varinha mágica. Uma vez que ainda sobrou dinheiro daquele que estava previsto para a associação, irão também participar com loiça para as casas de banho.
António Marques sublinhou ainda a maneira como foram recebidos: “fomos muito bem recebidos e ajudámos na medida do possível”
Resta-nos dar os parabéns à Associação Cultural da Bairrada no Luxemburgo por este acto solidário que dará com certeza uma melhoria de vida aos nossos idosos que trabalharam uma vida inteira, merecendo todo o nosso carinho. Que sirva de exemplo para todos nós pois a solidariedade é a base para a construção de um mundo cada vez melhor.




Nota: o endereço da associação é

Associação Cultural da Bairrada no Luxemburgo
249 Rue d’Arton
Strassen Luxembrugo



segunda-feira, 25 de agosto de 2008

1º Acampamento de Jovens da AFERT

Decorreu, entre o dia 11 e 15 de Agosto, o I Acampamento de Jovens organizado pela Associação Folclórica e Recreativa de Tourigo. O local escolhido para a realização desta actividade foi o parque de campismo de Quiaios. O grupo era composto por dezasseis jovens, dos quais seis dirigentes associativos e os restantes elementos do Rancho Rosas do Tourigo e/ou participantes dos Jogos desportivos de Tondela. Depois de uma primeiro dia de montagem das tendas, seguiram-se dias de jogos colectivos, caminhadas à serra da Boa Viagem, passeios à cidade vizinha da Figueira da Foz e muitos banhos de sol e de mar. As tarefas diárias, em que se inseriu o cozinhar, lavar a louça e pôr a mesa para todo o grupo, foram executadas de formada programada e divididas por três grupos de trabalho. Para um primeiro ano, a organização conseguiu proporcionar aos seus jovens momentos de união do grupo, momentos onde se puderam conhecer melhor, mas também de atribuição de responsabilidades económicas e comportamentais. Fica o voto para que esta iniciativa se volte a repetir nos próximos anos.



















domingo, 17 de agosto de 2008

As Voltas do Linho Continuam

Desde Março que temos vindo a assistir à recriação das Voltas do Linho. A última tarefa levou as gentes que fazem questão de participar no evento a ir ao rio buscar, para o colocar ao sol na eira e posteriormente o arrumar em pequenos molhos.
Pois bem, para a noite do passado sábado dia 9 de Agosto estava marcado um serão de recriação, onde os mais antigos puderam dar a conhecer mais algumas das voltas pelas quais o linho terá que passar até se transformar num agradável pano.
De massa na mão, os camponeses começavam por massar o linho contra as pedras mais apropriadas, trazidas do rio. Depois, com as mãos, esmoiçavam-no para acabar de partir a cana de fora que envolve o linho.

Seguidamente o linho era espadanado. Para isso, as senhoras batiam-lhe com uma espadana, em cima de um cortiço. O passo seguinte era conduzir o linho até ao sedeiro. Neste vídeo podemos ver a D. Maria sentada a sedar. Digamos que este processo corresponde à separação do melhor linho, da estopa fraca. O resultado fica à vista em forma de transas, são as chamadas Estrigas de linho. Ao longo do vídeo podemos, também, observar a D. Maria a fazer uma rucada para colocar na roca para posteriormente começar a fiar com o fuso.
Resta-nos dizer que foi uma noite agradável, onde para além da boa disposição, um presunto assado juntamente com uma boa pinga acabou por deixar todos os que por ali passavam num clima de festa e animação.









quinta-feira, 7 de agosto de 2008

VII Convívio de Folclore do Rancho Rosas do Tourigo

No passado fim-de-semana, dia 2 e 3 de Agosto, decorreu na aldeia de Tourigo o VII convívio de Folclore do Rancho Rosas de Tourigo.
Tal como manda a tradição, foram dois dias de actividades culturais e recreativas onde não faltou a recheada quermesse, uma barraca de tiro, a novidade do jogo dos pregos que fez as delícias de novos e velhos, homens e senhoras, e por fim a boa comida e a bebida que fez questão de ajudar à festa.
No sábado, os festejos iniciaram-se com o jogo de futebol casados & solteiros, onde, apesar da barriguinha, os casados demonstraram ainda a vitalidade característica dos touriguenses, vencendo os solteiros por cinco - quatro. Depois de estarem a perder três - zero, ao intervalo, os casados conseguiram dar volta ao resultado, com uma pequena ajuda dos árbitros da partida. Ao que sabemos, houve ainda um solteiro infiltrado na equipa contrária na ânsia de descobrir a táctica adverária, o que no entanto acabou por não dar frutos visíveis.
Depois do primeiro teste físico, foi tempo do jantar convívio confeccionado para os familiares dos elementos do rancho, patrocinadores e pessoas que se quiseram juntar ao festim. A refeição, apresentava-se composta pelo bom caldo verde acompanhado com broa caseira, a saborosa carne de porco grelhada acompanhada por arroz de feijão e, para terminar, alguns doces ofeceridos por algumas pessoas.
Para a noite de animação estava preparada uma actuação, em jeito de estreia, do Grupo de Cavaquinhos “Os Moinhos de Tourigo”. Um grupo recente, que no seu reportório conta com músicas tradicionais portuguesas, fruto das recolhas locais e regionais. E como festa de Verão que é festa tem de ter um arraial, o grupo musical “Duo Sentido”, encarregou-se de colocar toda a gente a dar um pezinho de dança ainda para mais quando a noite se apresentava convidativa ao divertimento que se viria a prolongar até tarde.









No domingo, o programa iniciou-se com a Eucaristia Dominical na Igreja paroquial de Tourigo, presidida pelo reverendíssimo Padre Cardoso, que teve a presença dos representantes dos ranchos que actuaram no festival. Durante o ofertório foram apresentadas ofertas simbólicas, como o caleiro, em representação do rego do esporão; um arado e um carro de vacas, em miniatura; linhaça e uma toalha de linho; um ramo com cinco rosas, representando as cinco zonas do Tourigo e as espigas de trigo e de milho, representando os frutos das colheitas. Seguiu-se o almoço convívio com os quatro ranchos convidados que se juntaram ao da casa:
  • O Rancho Folclórico “Rosas do Tourigo”;
  • O Rancho Folclórico de Paderne – Albufeira;
  • O Rancho Folclórico Danças e Cantares do Passil – Alcochete;
  • O Rancho Folclórico de Santa Maria de Barrô – Resende;
  • O Rancho Folclórico da Associação Cultural, Recreativa e Social de Pascoal – Viseu.
A ementa foi, desta vez, constituída por caldo verde, porco no espeto e arroz de feijão e, por fim, fruta variada e doces. Com uma tarde quente, convidativa ao convívio, iniciou-se o desfile pela aldeia, culminando com a entrega de lembranças aos ranchos em cima do palco.
Para as entregas estiveram presentes a representar as instituições:
A Doutora Raquel, em representação da Câmara Municipal de Tondela;
A Doutora Joana Costa em representação da Junta de Freguesia de Tourigo;
O Professor Alexandre Marques, em representação do Centro Cultural e Desportivo de Tourigo;
O Reverendíssimo Padre Cardoso;
E finalmente o ensaiador Sr. António Rodrigues.
O Centro Social do Tourigo apesar de, por questões de agenda pessoal, não poder estar representado no domingo, deu-nos o prazer de poder contar o seu Presidente Sr Manuel Ventura da Costa, no jantar de sábado. A todos eles o nosso muito obrigado pela disponibilidade.
Sobe a apresentação do Sr. João Rodrigues, começaram as actuações dos ranchos, iniciando pelo nosso rancho e continuando com as diferentes danças, características de cada uma das zonas de origem, dos mesmos. Sem desprimor a todos os grupos presentes, temos que destacar a actuação do rancho do Algarve, com os seus corridinhos e a actuação do rancho de Alcochete com o seu fandango (desafio de dança entre dois homens).
Durante os dois dias de festejos esteve ainda patente, no recinto da festa, a exposição “O Resineiro da nossa terra”, onde podemos apreciar os diversos artigos usados outrora nas lides da resina (propriedade do Senhor José Andrade), bem como outros artigos relacionados com a lavoura touriguense.








Os responsáveis pela organização deixam aqui o seu agradecimento público a todos quantos deram o seu contributo para que mais um ano o nome do Tourigo pudesse chegar mais além. Aos cozinheiros, ao pessoal do bar, aos patrocinadores, aos emigrantes e a todas as restantes pessoas que de uma ou outra forma colaboraram, o nosso MUITO OBRIGADO.

Os Responsáveis pelo Rancho Rosas de Tourigo.