segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Tourigo em reportagem da Sic Notícias

Estreou ontem, na Sic Notícias, a reportagem elaborada a partir da região de Viseu (Dão Lafões) que abordou alguns daqueles que são os principais destaques deste nosso distrito. As filmagens passsaram por diversos lugares, tais como: Viseu, Capuchinhas, Tourigo, entre muitos outros. Sim para quem não sabia também a nossa aldeia é uma das «imagens de marca» - nome que intitula este fantástico trabalho.

Segundo reza a história...

« (...) Há muitos anos, em tempos remotos, fez Baco uma visita ao seu bom amigo Endovélico, o deus dos deuses da Lusitania.

Atravessou serras e subiu penosamente ladeiras até chegar a terras banhadas pelo rio Dão. Perto daquele local, à entrada de uma tosca cabana de pedra e troncos, havia um casal de lusitanos e um filhito. Baco ao vê-lo, correu para eles gritando:
- Pelos deuses, dai-me de beber!
O lusitano entro na cabana e regressou com uma escudela de barro cozida ao sol, cheia de água.
- Água? Acaso não tendes vinho?
O anfitrião arregalou muito os olhos, cofiou a barba entonça e volveu espantado:
- Não. Nós não sabemos o que é. Quereis vós comer?
E sem esperar resposta voltou com uma perna de cabrito montanhês. À despedida, Baco, comovido pela franca hospitalidade do luso, disse-lhe: - Ainda um dia hás-de saber o que é o vinho.
Alguns anos mais tarde uma centúria romana, marchando e cadência, parava à porta da singela habitação do lusitano.
Os legionários deixaram a forma e cada um deles abriu uma vala e na vala cada um deles pôs uma videira. Depois, tomaram os lugares e partiram como haviam vindo. Num dos bacelos lia-se esta tabuleta:
“Baco oferece reconhecido”.
Aquelas cepas deram a seu tempo saborosos bagos cujo suco o lusitano espremeu para beber no Inverno numa comunhão de força e rejuvenescimento, e assim, daquelas belas uvas da campânia, que eram uma delícia do bom Baco, havia nascido o generoso e salutar Vinho do Dão. »
Retirado do WebBlog Confraria do Rego
(adaptado de “Beira Alta Imaginários”), in http://www.lusawines.com/cA22.asp


Na sequência do trabalho de investigação, o TourigOnline foi contactado por Yiara Silva, uma das jornalistas que ao longo de meses juntou informação sobre toda a nossa zona, e sobre a casta Touriga Nacional. A pedido desta equipa, quer o nosso conterrâneo Pedro Ventura, que se mostrou extremamente prestável e interessado em colaborar, bem como os nossos colegas do webblog Confraria do Rego, ambos fizeram um excelente trabalho, pois foram uma preciosa ajuda para que nós conseguissemos entregar alguma da informação que nos foi solicitada.
Mas como uma imagem, ou melhor, um video vale por mil palavras, aqui fica a reportagem (filmgens no Tourigo a partir do minuto 9):


Retirado de imagensdemarca.sapo.pt
Todos os direitos de imagem são reservados à entidade produtora.


Estamos assim todos de parabéns por mais uma vez levarmos esta aldeia por esse mundo fora, pois pela informação que esta redacção conseguiu reunir a emissão também vai passar no estrangeiro atraves da Sic Internacional.

1 comentário:

Confraria do Rego do Esporão disse...

Bem-haja pelos parabéns por um ano de vida e pelo vosso exemplo de dedicação e atenção para com o Reino maravilhoso em redor do Rego: Tourigo!
Como se vê pelo recente exemplo da reportagem do "Imagens de marca", é preciso acreditar no Tourigo, que marca pela positiva!
E o TourigOnline tem feito muito por isso.
Quanto à Confraria, esperemos poder superar as expectativas em redor do Rego, que ainda tem muito para dar... com muito gás!