sábado, 26 de julho de 2008

Torneio de Futebol de sete


Está a decorrer no Tourigo, desde a passada quarta-feira e até ao dia 3 de Agosto, um torneio de futebol de sete. Na disputa do primeiro lugar estão 10 equipas, divididas em 2 grupos. No final, apenas 2 equipas de cada grupo passarão às meias-finais que se realizarão na sexta-feira dia 1 de Agosto, sendo que os vencedores desta se defrontarão na final no dia 3.
Os jogos acontecem segundo um calendário (ao qual infelizmente não tivemos acesso), onde os jogos acontecem quase diariamente, por volta das 21h15 e 22h15 A duração é de 25 minutos mais 10 de intervalo.
Salientamos o trabalho exímio de um grupo de jovens que com algum apoio do Centro Cultural e Desportivo do Tourigo, levou avante a organização de um evento desportivo capaz de trazer gente nova à nossa terra.
Os nossos sinceros parabéns, ficando o TourigOnline a torcer, naturalmente, pela equipa da casa, a C.C.D.Tourigo.

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Faleceu o sr. António Rodrigues



No passado dia 17 de Julho de 2008 faleceu no Hospital s. Teotónio de Viseu o Senhor António Rodrigues, vítima de doença prolongada. Residente em Tourigo há já 27 anos foi pai de seis filhos: José Augusto Ferreira Rodrigues, Maria dos Anjos Ferreira Rodrigues, Arménio Ferreira Rodrigues, Ângelo Ferreira Rodrigues, Maria de Natalidade de Ferreira Rodrigues e de Manuel Ferreira Rodrigues (já falecido). Tinha no presente momento, 16 netos: Arménio R. Pereira, António Manuel, Paulo José, Sérgio (já falecido), Teresa de Jesus, Ângelo, Maria da Glória, Teresa, Marco Paulo, José Paulo, Maria Alice, Fernando Miguel, Carlos Alberto, António Manuel, Pedro Alexandre e Maria Adélia; e 14 bisnetos: Tiago, Marisa, Márcia, Cláudio, Diogo, Ruben, Diogo, Ricardo, Carolina, Margarida, Joana, Lucas, Tomás e Inês.
A missa de corpo presente teve lugar por volta das 19h30 na igreja paroquial de Tourigo, presidida pelos reverendíssimos Padre Mota e Padre Paulo. A missa de sétimo dia acontecerá hoje, quinta-feira, pelas 21h30, na igreja paroquial.
A todos os familiares o TourigOnline deixa sinceros pêsames.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Noite de Folclore no Tourigo

Tal como estava programado, assistimos no passado sábado, a uma agradável noite de folclore na nossa aldeia.

Convidado pelo Rancho Folclórico Rosas do Tourigo, esteve entre nós o Rancho “As Capuchinhas” de Santiago de Besteiros. Em conjunto protagonizaram um reportório de danças e cantares que animou quem não perdeu esta oportunidade de passar em convívio uma noite, que, por sinal estava bastante agradável. Houve ainda espaço para um lanche de confraternização entre estes dois grupos, afinal de contas é da partilha de experiências que se vão construindo novas aprendizagens.
Ficam algumas fotos ilustrativas...








sábado, 12 de julho de 2008

IDEIAS SOLTAS - Lições de vida aprendidas num hospital - Parte II


«Pouco passava das quatro e meia da tarde. Estava eu a sair do hospital que, por norma, é um local bastante movimentado, quando uma senhora começou a chamar por mim. Ao princípio não olhei para ela, procurei abstrair-me (não fosse apenas pedir-me dinheiro para alimentar os seus vícios), mas como insistia em chamar por mim, decidi ir ter com ela. » Ler mais...

quinta-feira, 10 de julho de 2008

As VOLTAS DO LINHO continuam.

Depois de no dia 18 de Maio termos assistido ao início das voltas do linho, tradição que pretende ser recriada pelo Rancho Rosas do Tourigo, vimos agora dar a conhecer a evolução que entretanto foi registada.
O Linho cresceu e floriu. Com uma tonalidade azulada, vimos as flores abrir a cada amanhecer e cair com o aquecer do sol do mês de Maio. Ciclo que se repetiu diariamente.
Entretanto, volvidos 2 meses, chegou a hora de colher o fruto semeado. O arrancar costumava acontecer ao amanhecer, em dias sem vento suão. Contam os crentes que as mulheres menstruadas não o podiam fazer, pois seria tóxico para as mesmas.

No passado domingo, 6 de Julho, um grupo de conterrâneos mais dedicados aos costumes e tradições da nossa região fez questão de ir assistir e participar na apanha do linho.
Por volta das 10h30 da manhã, a eira do Sr. Arménio servia de ponto de encontro para o início da tarefa. Pé a pé, todo o linho foi arrancado e colocado em molhos (gabelas). Foi depois atado com piteiras e levado à cabeça pelas mulheres até à eira. Já no meio da eira os homens trataram de o repigar no repigor, istrumento de madeira muito bem conservado, aliás, pelo Sr. David.
Uma vez separado, o fruto permanece ali no chão para secar e servir de semente para o próximo ano. A planta em si é atada novamente em molhos e levada para o rio, local onde ficará submersa durante cerca de oito dias. O local escolhido foi a ponte da Ribeira, onde apesar de poucas, as águas do rio Mau chegaram para imergir toda a lavoura.
Houve ainda tempo para uma merenda típica com produtos como queijo fresco, mel e pão, tudo de fabrico caseiro.

Ficam as felicitações a todos os que tornaram esta actividade possível e a todos os que, com gosto, foram assistir a esta recriação.
Fica ainda o convite para a retirada do linho do rio no próximo domingo, dia 13 de Julho, pelas 11h00.